Sistemas Construtivos

Construção adaptada a si, em Alvenaria, LSF ou através do conceito térmico de paredes FIXOLITE. Aqui poderá conhecer as características de cada um e as vantagens que poderão oferecer ao seu projecto.

Conceito Térmico de Paredes

Fixolite

Este Conceito Térmico, utiliza nas suas paredes o bloco FIXOLITE e é um sistema estrutural e térmico, para paredes exteriores. Não precisa de reforço de estrutura através de pórtico, pilares e vigas, e é constituído por aparas de madeira e um isolamento grafitado de alta densidade térmica. Isto permite-lhe responder às mais exigentes normas respectivas ao nível de isolamento térmico e acústico. 

Uma vez que o bloco em si já possui estas características, torna-o um concorrente muito forte no âmbito do isolamento uma vez que não é dependente do revestimento exterior para conseguir bons resultados, conseguindo poupar mais de 45% nos custos dos mesmos, e permite poupar bastante em contas de climatização. 

O uso do bloco FIXOLITE, caracteriza-se como sendo um método de construção sustentável, permitindo reduzir os impactos ambientais através da redução de energia e de produção de resíduos. As diferenças do valor inicial entre construção tradicional e o FIXOLITE é rapidamente recuperada na poupança que se verifica depois nas facturas de electricidade ou gás, uma vez que já não é preciso tanto investimento em climatização do interior da habitação.

A sustentabilidade está cada vez mais predominante na nossa sociedade, e acaba por ser um bom investimento, com maior valorização do que edifícios tradicionais e menos manutenção uma vez que os materiais têm uma durabilidade superior. 

PARCEIROS OFICIAIS da

areadobras-logo

Representantes exclusivos do Conceito Térmico de Paredes Fixolite

Como parceiros oficiais da empresa AREADOBRAS,  todos os projectos deste conceito são acompanhados pelo apoio técnico especializado, que inclui: Projecto de Estabilidade, Projecto de pormenorizações & montagem e acompanhamento em todo o processo construtivo

Acreditamos que com boas parcerias conseguimos alcançar mais metas no desenvolvimento e crescimento da nossa empresa, proporcionando o melhor serviço possível aos nossos clientes!

NOVIDADE

Para quem já conhecia o bloco, vai reconhecer que houve uma pequena alteração. O Bloco Fixolite tem agora um novo design, com maior desempenho, através do EPS Grafite contínuo. Com isto, conseguiu-se uma redução de 30% das emissões de CO2, e um aumento da sua isolação térmica e acústica. Uma construção mais rápida, mais eficiente, mais rentável e com mais conforto.

Sistema de Construção

LSF

O LSF, derivado do termo inglês Light Steel Framing, é precisamente o que o nome sugere. É um sistema composto por uma estrutura leve de perfis de aço galvanizado, que depois é revestida por placas de OSB, perfilaria, placas de gesso cartonado entre outros elementos que completam a estrutura, oferecendo estabilidade e isolamento.

As principais qualidades deste sistema são a facilidade de manuseio e montagem, e a rapidez de construção. Temos como exemplo a instalação de cablagem, que devido à estrutura das paredes, facilita bastante a sua instalação, poupando imenso tempo nesta etapa relativamente aos outros sistemas construtivos.

Em contraposição, o LSF apresenta algumas desvantagens. Apresentando uma limitação de altura até 3 pisos. A explicação resume-se ao facto de que, apesar de ser uma estrutura muito boa em caso de actividade sísmica dado à sua flexibilidade, pelo mesmo motivo não é viável para edifícios de muitos pisos, sendo necessário a aplicação de alguns elementos estruturais mais resistentes. Outra desvantagem será o facto de que, uma vez que se trata de uma estrutura de aço, não é totalmente recomendada para construções próximas do mar, havendo maior probabilidade de patologias relacionadas com a oxidação.

Contudo, e voltando a uma qualidade que hoje em dia é impriscendível no ramo da imobiliária, a estrutura em LSF é isolada pelo exterior através de placas de poliestireno expandido, placas de OSB, lã de rocha e placas de gesso laminado. Tudo isto permite ao edifício ter níveis muitos bons de isolamento térmico, permitindo uma grande poupança de energia, não sendo necessários tanto gasto em climatização, e sendo por esta e outras razões, amigo do ambiente. 

Sistema de Construção

Alvenaria

Muitas vezes falado como sendo o método convencional, a utilização do tijolo na construção é um dos mais conhecidos. Mas hoje em dia, é necessário cada vez mais a consideração da redução do impacto ambiental e a optimização de eficiência do edifício. 

Assim, a ConstruConcept aposta na utilização do Tijolo Térmico que é ideal para a construção de paredes em alvenaria mais eficientes, e devido ao seu formato de encaixe, permite uma aplicação mais rápida e também favorece o alinhamento da estrutura.

Estes blocos são constituídos por um agregado de argila expandida onde é necessário a aplicação de ETICS* com mínimo de 5 cm de espessura. Neste tipo de estrutura é obrigatório uma estrutura de pórtico, pilares e vigas. 

*ETICS: sistemas de isolamento que protegem o edifício contra os elementos e proporcionam o conforto interno do mesmo

Análise Comparativa

Para uma comparação rápida, tem abaixo os seguintes gráficos, onde poderá ter uma percepção imediata das principais diferenças e similaridades entre os nossos sistemas construtivos. Para qualquer dúvida que tenha, não hesite em contactar-nos através do nosso formulário ou qualquer outro meio disponibilizado.

Inércia térmica

A Inércia Térmica é o que se chama à capacidade que o edifício tem para reter a temperatura no seu interior. Ou seja, garante uma casa mais fresca no Verão e mais quente no Inverno. 

FRACO

FORTE

TIJOLO TÉRMICO
LSF
FIXOLITE

Rapidez de Construção*

Apesar de conseguirmos ter um período de execução de obra aproximado nos 3 sistemas construtivos, a construção em LSF e em FIXOLITE, são definitivamente os que lideram neste âmbito

0 meses

18 meses

TIJOLO TÉRMICO
LSF
FIXOLITE

*Gráfico estimativo para construção de moradia térrea com aréa aprox. de 150m2

Espessura total das paredes

Este é um ponto importante a considerar, uma vez que poderá influenciar os m2 úteis da construção.

30- 1 cm
Alvenaria
1 cm
LSF
1 cm
Fixolite
Perguntas Frequentes

O valor m2 do projeto chave na mão é muito semelhante nos 3 tipos de construção. A diferença está apenas a nível estrutural, já que os acabamentos serão iguais em todos. Fale connosco para mais informações.

Uma construção em LSF ou FIXOLITE, é definitivamente mais rápida do que a solução em ALVENARIA. Contudo, existe vários aspetos a ter em conta para fazer a escolha mais adequada ao seu projeto. Consulte-nos.

Todos os nossos sistemas construtivos têm os seus “prós e contras”. Para mais informação sobre o sistema mais adequado para si e para o seu projeto, fale connosco através de qualquer meio de contacto disponibilizado no nosso website, ou através da marcação de uma reunião presencial (local a combinar).

Em média, temos um prazo máximo estimado de obra de 18 mêses. Contudo, esse período de tempo irá depender do projecto em causa, e poderá sofrer alterações. 

O pedido de cotação pode ser feito através do formulário, email ou contacto telefónico disponível no nosso website. Posteriormente, será contactado pelo nosso departamento comercial, que solicitará mais informação para conseguir avançar. Também é possível a  marcação de reunião presencial (local a combinar).

A melhor maneira para saber qual o sistema de construção que mais se adequa a si e ao seu projecto, será consultar a nossa equipa, para que seja possível uma análise detalhada do pretendido. Poderá contactar-nos através do formulário, email ou contacto telefónico disponível no nosso website. Também é possível a  marcação de reunião presencial (local a combinar).